top of page

Olá

Lucinda Maria

Lucinda Maria Cardoso de Brito, nasceu em Oliveira do Hospital, antes vila e hoje uma pequena cidade do distrito de Coimbra. Decorriam os anos cinquenta do século passado. Estudou na Escola Primária Feminina de Oliveira do Hospital, depois, no Colégio Brás Garcia de Mascarenhas e, mais tarde, na Escola do Magistério Primário da Guarda, terminando o curso em 1972. Foi professora durante 32 anos. Em 2013, foi publicado o seu primeiro livro de poesia “PALAVRAS SENTIDAS”, numa edição do Município de Oliveira do Hospital.

Depois disso, já foram editadas mais 5 obras suas, tendo sido a última em 2018. Entretanto foi participando em dezenas de colectâneas, quer em poesia, quer em prosa.

Escrever é o maior desafio de Lucinda Maria e, simultaneamente, o seu maior prazer. “Escreverei até que o coração e a alma me doam…” — costuma dizer. Subscrevendo Fernando Pessoa, afirma: “A minha Pátria é a Língua Portuguesa”, porque privilegia sempre a Língua Materna e o seu bom uso. Adora ler poesia. Outro dos seus interesses é a pintura a pastel, acrílico e, ultimamente, também a aguarela. Como autora, gosta de identificar-se apenas como LUCINDA MARIA e não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico de 1990.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
VIAGENS

5 de abril de 2022

VIAGENS

Este livro fala de viagens. Pois, mas não são umas viagens quaisquer. São muito melhores e mais baratas do que quaisquer outras.
Não é preciso bagagem. Não é preciso bilhete. Não é preciso meio de transporte.
Bastam as asas da imaginação e, com elas, voamos por um céu feito de sonhos.
Basta fecharmos os olhos e, num instantinho, estamos do outro lado do mundo.
Basta mergulharmos em devaneios e entramos em verdadeiras máquinas do tempo. Viajamos ao passado… viajamos ao futuro.
Basta divagarmos e vivemos momentos inesquecíveis em lugares maravilhosos.
Depois, a magia contida nas palavras faz o resto. E cada vez que lemos, viajamos de novo e vivemos de novo os momentos que tantas vezes pareciam perdidos.
Assim, nasce um livro.
Assim, nasceu este livro. Através dele, convido-vos a viajar comigo pelas esquinas do tempo.
Boa viagem!

15 de dezembro de 2021

DEUSAS, FADAS E BRUXAS

Este tema é isso mesmo: um convite à imaginação. Senão vejamos. Os deuses existiram ou existem? As fadas são reais ou imaginárias? As bruxas estão por aí, espreitando a ocasião para nos fazer mal?

Perante a incerteza, o que restava para responder ao desafio? Viajar pelo mundo dos sonhos, entrar num planeta de fantasia e, assim, poder escrever.
Sem querer repetir-me, penso que o uso das palavras comporta isso mesmo. Aliando a imaginação ao bom uso da Língua Portuguesa, os textos vão fluindo… inventam-se personagens que, a dada altura, ganham autonomia e quase mandam no autor. Quase?...

bottom of page