Grupo Pentautores

O grupo Pentautores é composto por cinco escritores:

  • Manuel Amaro Mendonça

  • Ana Paula Barbosa

  • Carlos Arinto

  • Jorge Santos

  • Suzete Fraga

Periodicamente, produzem uma antologia de contos sob um tema previamente combinado.

HERANÇAS

13 de abril de 2020

"Não há presente sem passado e o futuro não acontecerá sem estes dois estádios de vida. Dito isto com a erudição que nem La Palice inventaria, volto à praça da vida para confirmar esta certeza: é a memória que nos liga aos outros e a nós mesmos, é a memória que nos justifica em tantos momentos, é a memória dos sonhos e dos desafios que nos faz continuar."

ALÉM

2 de outubro de 2019

Sendo o tema muito abrangente, ou pelo menos, suficientemente abrangente para permitir todas as interpretações, cada um dos autores criou aquilo que lhe parece ser demonstrativo desse espaço imaginado: um espaço onde se pode ir sempre mais além.

O além, não está aqui, mas além. E onde é esse além? Onde o quisermos situar, mas como somos nós que estamos “aqui” temos de nos esforçar por colocar em palavras o que pode existir além.

ANTES QUEBRAR QUE TORCER

10 de maio de 2017

Com a queda da praça de Chaves ante as forças invasoras sob comando do marechal Soult, em 12 de Março de 1809, dá-se início àquela que ficou conhecida como a Segunda Invasão Francesa.


Do dia 12 até ao dia 29, as tropas napoleónicas seguirão o caminho para o Porto, via Braga, deixando um rasto de destruição e morte que culminará no tristemente célebre episódio da Ponte das Barcas.


Os invasores só serão expulsos do Porto a 12 de Maio.


Duzentos anos volvidos, a recordação desses dias terríveis ainda fazem parte das memórias do povo em ditos populares, vocabulário, histórias e monumentos.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now