DebaixoDosCeus-Logo11-Transp-preto.png

Produções Debaixo dos Céus

As Produções Debaixo dos Céus publicam os livros do escritor Manuel Amaro Mendonça com os recursos da Amazon que imprime e distribui em todo o mundo.

DebaixoDosCeus-Transparente_edited.png

FILHOS DE UM DEUS MENOR

7 de outubro de 2021

Numa altura em que se cumpre um ano sobre o desaparecimento do editor e escritor Isidro Sousa, efetua-se o lançamento desta antologia de contos de vários autores, baseada num dos seus projetos inacabados.
Ficou tanto por fazer… tantos planos, belas obras inspiradoras que estimulou com as suas palavras e extraordinárias imagens que escolhia para divulgação. É por este motivo que se reúnem neste volume treze autores, com maior ou menor familiaridade com o Isidro, para o homenagear e dar vida a um dos seus trabalhos prometedores, mas inacabado: "Filhos de Um Deus Menor".

AUTORES
Ana Paula Barbosa
Carla Santos Ramada
Carlos Arinto
Diamantino Bártolo
Fernanda Cruz
Fernando Morgado
Gabriela Lopes
Jorge Santos
Lucinda Maria
Manuel Amaro Mendonça
Olimpia Gravouil
Paula Homem
Rosa Marques
Suzete Fraga
Teresa Morais

DebaixoDosCeus-Transparente_edited.png

ENTRE O PRETO E O BRANCO

29 de julho de 2020

Este livro é uma compilação de contos escritos desde 2016, alguns deles inéditos e outros que vêm sendo publicados em blogues e/ou desafios literários. Durante cerca de duzentas páginas, irei abordar diversos temas em dezasseis histórias, com personagens por vezes polémicos, mas acima de tudo, humanos. Nós somos as nossas escolhas, mas a vida e as pessoas que nos rodeiam, limitam o número de escolhas que nos estão acessíveis, o que acaba por nos tornar vítimas das circunstâncias.

DebaixoDosCeus-Transparente_edited.png

DAQUELES ALÉM MARÃO

30 de março de 2017

"Para além do Marão, mandam os que lá estão", é uma máxima que não se pode contestar. Gente dura, os transmontanos. São filhos da terra e das pedras: gerados sob o tórrido verão e embalados nas neves que coroam os montes e gelam as casas. Como o ferro bem temperado, das pedras herdaram a dureza e a força, e do sol o calor da simpatia e da lealdade. Vamos conhecer camponeses, guardadores de cabras e até salteadores. Mas seja na vivência de uma das muitas lendas da região, nas dores do amor, ou nas agruras das invasões napoleónicas, é a sua tempera que vai sobressair e, tal como o azeite na água, assim eles se distinguirão dos restantes. É deles que se fala neste livro, Daqueles Além Marão, que lá vivem, trabalham, riem e choram.

DebaixoDosCeus-Transparente_edited.png

LÁGRIMAS NO RIO

20 de abril de 2016

Avelino, é filho de Honório, da família Montenegro que são os mais importantes proprietários de São Cristóvão do Covelo. Encontrava-se a estudar no Porto, mas, como havia rumores de uma guerra eminente entre os irmãos D. Pedro e D. Miguel pelo trono de Portugal, Honório mandou-o regressar para a segurança do isolamento nas serras. A aldeia parece-lhe pequena e retrógrada, depois da vida numa cidade e ele sente-se contrariado. São os olhos de Maria da Conceição que vão fazê-lo mudar de ideias... e trazer-lhe dissabores. Gradualmente, começa a conhecer facetas da terra natal e da família de que nunca tivera conhecimento e já se revê a gerir o património ao lado do pai. Há, porém, um segredo tenebroso escondido que vai ser revelado de forma inesperada e violenta. O destino vai trocar-lhe as voltas e atirá-lo num “tudo ou nada” onde a sua formação moral vai ser decisiva para o levar ao sucesso... ou à desgraça.

DebaixoDosCeus-Transparente_edited.png

TERRAS DE XISTO E OUTRAS HISTÓRIAS

31 de Julho de 2015

Terras de Xisto e Outras Histórias" é uma coletânea de contos diversos sem preocupações com um tema ou mote que os una. Em muitos deles, circunstâncias dramáticas obrigam a transformações ou ações do mesmo nível e os personagens são muitas vezes levados a contrariar a sua própria natureza. Noutros, as guerras são interiores, com tempestades de sentimentos antagónicos.